ROBERTO FARIAS

Após trabalhar 7 anos como Engenheiro construindo obras no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Brasília, ocupar cargos na Prefeitura Municipal de Fortaleza, de Secretário de Esportes, de 1974 a 1979 e de Presidente da Emurf, de 1979 a 1983, e ser eleito Presidente da ABEMURB – Associação Brasileira das Entidades Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, com sede em São Paulo, período 1980 a 1986, onde fez um curso de 8 meses na França sobre Transportes Urbanos e Urbanismo, e criou o Projeto Nacional “A cidade é a casa de todos nós”, de conservação e preservação dos bens públicos; o Engenheiro Roberto Farias fundou em agosto de 1984, a PPE – Publicidade, Promoções e Eventos Ltda, com o objetivo de criar e desenvolver novas idéias na área de propaganda e marketing.

Inicialmente foram realizados vários trabalhos comemorativos de datas (dia do motorista, garçom, médico, engenheiro, estudante, professor, etc) e aniversários de cidades e entidades governamentais do Estado, nos principais jornais da cidade. Depois , vários trabalhos de mídia alternativa foram desenvolvidos, como livros de bolso (do consumidor de energia, do sambista, do candidato: Lúcio Alcântara, Adauto Bezerra e Paulo Maluf, da cidade: Fortaleza, Aquiraz, Itapajé e Pacajús, do ídolo, do motorista, da dona de casa) e carteiras do torcedor campeão (escola de samba e de futebol: Flamengo, Ceará e Bahia.

Em 1988, Roberto Farias, com sua experiência de 10 anos de Secretário Municipal criou a promoção anual “Os 30 Melhores Prefeitos do Ceará”, com o objetivo de estimular os Administradores dos nossos Municípios e reconhecer o trabalho daqueles que estão exercendo seus mandatos, mais corretamente. Essa escolha é feita por uma Comissão Julgadora de alto nível, composta de personalidades e entidades que trabalham com Municipalismo, obedecendo a critérios previamente estabelecidas. A apuração é realizada num lugar público, bem identificado com os Prefeitos, e feita por uma Comissão formada por Municipalistas do Estado. Esse ano, o evento alcança sua 17ª edição, com muito sucesso, datada no dia 05 de Julho, às 20 horas, no La Masion Dunas Buffet.

A partir de 1990, a PPE passou a homenagear também, anualmente, as “Melhores Empresas Comerciais, Industriais e de Serviços do Ceará”, visando incentivar uma saudável concorrência entre os diversos segmentos empresariais do Estado e premiar aquelas empresas que mais se destacaram no decorrer daquele ano. Essa eleição é feita por uma equipe de jurados, composta de dirigentes de entidades empresariais, classistas e personalidades do mundo sócio-econômico do Ceará, formadores de opinião. A apuração é realizada nas sedes dessas entidades empresariais, segundo critérios previamente elaborados. As festas deste ano, 15º edições, serão realizadas no dia 30 de Agosto na CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, homenageando as áreas de Comércio e Indústria, e no dia 02 de Agosto, no Seara Praia Hotel, destacando a área de Serviços.

Em 1998 e 1999,“Roberto Farias foi repórter por uns dias” e entrevistou Ricardo Boechat, Martha Rocha, Maitê Proença, Ivo Pitanguí, Roberto Campos, Antônio Carlos Magalhães, Roberto Marinho e outras ilustres Personalidades Brasileiras, nascendo aí seu primeiro grande evento nacional, lançado em 2000, no Senado Federal, em Brasília e na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, homenageando “20 Brasileiros Vencedores do Século XX”. Eles foram escolhidos através de uma pesquisa feita durante 24 meses, em vários Estados do País, e descritos por 20 outros ilustres brasileiros vitoriosos, conforme projeto, que se encontra no nosso site na internet www.robertofarias.com.br. Foram as últimas homenagens, em vida, recebidas por Barbosa Lima Sobrinho, Jorge Amado e Roberto Campos.

Em 2002, a PPE resolveu destacar também os Profissionais Liberais do nosso Estado, eleitos numa pesquisa com Personalidades e Entidades mais representativas de cada área focalizada. Assim já foram homenageados, os Destaques da Medicina com a participação do Centro Médico Cearense, no dia 03 de Abril, os Destaques do Direito, com o apoio da OAB, no dia 06 de Maio, e no dia 1º de Julho, com a participação do CREA, foram revelados Os Destaques da Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia do Ceará de 2001, numa grande festa no Ideal Clube.

Em 2003, passamos a homenagear “Os Melhores Executivos do Ceará” e os “Melhores da Agropecuária”, escolhidos por comissões de Jurados , formadas de Entidades e Personalidade ligadas as áreas focalizadas.

E a partir de 2004, diplomamos Os Melhores da Política, escolhidos por Empresários, Executivos e Prefeitos Destaque de nosso Estado” e também “Os Maiores Exportadores do Ceará”, conforme levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado, junto a Receita Federal. Ainda em 2004, em parceria com as Edições do Livro Técnico, lançamos o livro “Predileto das urnas”, do brilhante escritor Juarez Leitão, membro da Academia Cearense de Letras, focalizando os maiores Políticos do Ceará (1946 e 2003), conforme estudo do colunista mais antigo do mundo, Lúcio Brasileiro. Os seis Maiores Políticos do Ceará foram: Virgílio Távora, Lúcio Alcântara, Paes de Andrade, Tasso Jereissati, Paulo Sarasate e Parsifal Barroso.

Em 2005, realizou, em 14 de abril de 2005, o segundo grande evento Nacional na ABL – Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, os “21 Brasileiros do Século XX Vencedores no Século 21“. Neste projeto homenageamos os Brasileiros de destaque do Século Passado que continuam fazendo sucesso no Atual (Oscar Niemeyer, Ivo Pitaguy, José Sarney, Pelé, Roberto Carlos, Silvio Santos, Renato Aragão, Hebe Camargo, Abílio Diniz, Antonio Ermírio de Moraes e outros)

Em 2007, lançámos as nossas Revistas: Destaque Político e Destaque Empresarial, focalizando os eventos realizados durante o Ano.

Em 2009, estamos realizando o evento “Dez Cearenses Vencedores da 1a Década do 3o Milênio” e também, em alguns outros Estados Brasileiros, até meados de 2010.

Pretendemos realizar no dia 10/10/10 na Academia Brasileira de Letras um grande evento homenageando “Dez Brasileiros Vencedores da 1a Década do 3o Milênio”.

Agora em Agosto de 2009, vamos comemorar nossas Bodas de Prata com 4 eventos Anuais Consolidados:

Nessas grandes promoções contamos com os Apoios do Governo do Estado , Assembléia Legislativa, Prefeituras de Fortaleza e de outros Municípios Cearenses, Câmara Municipal de Fortaleza, Aprece,Coelce,  DNOCS, Sebrae, Banco do Nordeste, Transpetro, Entidades Empresariais e Classistas. As escolhas dos Homenageados são feitas por jurados de alto nível – Personalidades do Mundo Sócio-Econômicos-Político do Estado, Formadores de Opinião.