Melhores Prefeitos do Ceará

Ano:

1988

EDIÇÃO: 01

Realizado no Hotel Praia Centro, última terça-feira, a solenidade de entrega dos diplomas “Destaques do Ceará”. Os vinte e cinco agraciados compareceram ao evento que reuniu parentes, amigos, e autoridades em geral. A promoção foi uma iniciativa da PPE e contou com o apoio do Diário do Nordeste. Pela primeira vez foi realizado em Fortaleza uma pesquisa de crédito para a escolha dos melhores prefeitos do Estado do Ceará.

A PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO

Antes da entrega dos diplomas, feita por cada uma das madrinhas ou padrinhos, discursaram Roberto Farias explicando as razões da promoção, o Dr. Ednilton Gomes Soárez falou a seguir, ressaltando a importância do evento, tendo afirmado categoricamente:  “O presidente da Aprece, Francisco Xavier da Silva, prefeito de Itaiçaba, um dos melhores, agradeceu em nome dos seus colegas laureados, após a entrega do último diploma, que por ordem alfabética coube ao prefeito de Viçosa do Ceará, Haroldo Vasconcelos.

Os agraciados foram: João Jaime Ferreira Gomes Filho, de Acaraú. Ele recebeu o diploma das mãos dos seus filhos Magno e Cristiano; Carlos Augusto Pires (Aquiraz, ausente por motivo de força maior), ele foi representado pelo publicitário Luis Dutra do Oliveira; Abelardo Gurgel Costa Lima Filho, de Aracati, recebeu o diploma das mãos do seu primo, Bismark Maia, cadidato do PMDB à sua sucessão.

O Dr. Vicente Bastos Sampaio, de Aracoiaba, que recebeu o diploma das mãos de sua esposa, dona Betilde; Ana Maria Veras, prefeita de Camicim estava ausente e foi representanda  por sua genitora, dona Maria Beviláqua Moreira; Domingos Pontes, de Caucaia, recebeu das mãos do Dr. José Guedes; José Airton Cirilo, recebeu das mãos do seu padrinho, Dr.Orlando Rebouças, Juiz Federal, um dos grandes batalhadores pela emancipação de Icapuí; Aldo Monteiro de Iço, recebeu das mãos de sua irmã, professoras Maria do Socorro Monteiro.

Francisco Xavier da Silva, de Itaiçaba, recebeu das mãos de sua esposa, dona Maria das Graças; Dr. Joaquim Clementino, de Itapiúna, recebeu das mãos de sua esposa, dona Aldoneide Crispim Clementino; José Stênio Rios, recebeu das mãos do municipalista José Guedes de Campos Barros; Manoel Salviano Sobrinho, de Juazeiro, não se fez presente, mas foi representado pelo Dr. Gonçalves Monteiro; José de Oliveira Bandeira, de Limoeiro do Norte, também estava ausente, mas foi representado pelo acejiano Oswaldo Magalhães.Pedro Pessoa Câmara, de Maranguape, recebeu o seu diploma das mãos de sua esposa, dona Socorro Câmara; José Ribamar Barroso Batista (Sr. Ribeiro), de Paracuru, recebeu das mãos de sua esposa, dona Adélia Maria. Zilzo Leandro Evangelista do município de Russas, recebeu das mãos de sua esposa, dona Margarida; Raimundo Nonato Silva Neto de São Gonçalo do Amarante, também estava ausente, e foi representando  por Francisco Afonso, funcionário da Aprece; Joaquim Barreto Lima de Sobral, não pode participar da entrega do diploma, mas foi representado pelo ex-deputado Leorne Belém; Jonas Azevedo de Trairi, foi representado pelo seu filho, deputado Henrique Azevedo, que recebeu o diploma das mãos de sua esposa, dona Oneide Benevides; Margarida Vasconcelos, de Uruburetama, recebeu o diploma das mãos de seus esposo, o líder político João Vasconcelos Filho; e Haroldo Vasconcelos de Viçosa do Ceará, recebeu o troféu das mãos de sua esposa, dona Terezinha Vasconcelos.

Ao encerrar a solenidade, Antônio Câmara enalteceu os promotores: PPE e Diário do Nordeste, a Comissão Julgadora, que chamou de altíssimo nível e declarou que a promoção resgatou um pouco a credibilidade do político, e sobretudo, do prefeito, “esta maioria injustamente”. Afirmou ainda que “o assistencialismo  praticado pelos prefeitos e por aqueles que têm mandato é o lado humano do político. É impossível ver o nosso irmão com uma necessidade que possamos solucionar e não a fazermos. Além de agir com humanidade, os que assistem ao próximo estão inclusive celebrando o diálogo entre Deus e homens”. Após o discurso de Antônio Câmara, o idealizador da promoção, Roberto Farias convidou a todos para um  coquetel servido no hall do Hotel Praia Centro, fechando assim como chave de ouro a grande promoção dos “Destaques do Ceará” dando ênfase a administração  municipal

Homenageados:

Acaraú – João Jaime Ferreira Gomes Filho
Aquiraz – Carlos Augusto Matos Pires
Aracati – Abelardo Gurgel Costa Lima Filho
Aracoiaba – Vicente Bastos Sampaio
Barbalha – João Hilário Correia
Camocim – Ana Maria Veras
Caucaia – Domingos Pontes

Icapuí – José Airton Cirilo
Icó – Aldo Monteiro
Itaiçaba – Francisco Xavier Da Silva
Itapiúna – Joaquim Clementino Ferreira
Itarema – Stênio Rios
Juazeiro Do Norte – Manoel Salviano Sobrinho
Limoeiro Do Norte – José Bandeira
Maranguape – Pedro Pessoa Câmara
Paracurú – José Ribamar Batista (Ribeiro)

Quixadá – Aziz Baquit
Quixeramobim – Osvaldo Martins De Almeida
Redenção – Ernane De Almeida Jocó
Russas – Zilzo Leandro Evangelista
São Gonçalo – Raimundo Nonato Da Silva Neto
Sobral – Joaquim Barreto Lima
Trairi – Jonas Henrique De Azevedo
Uruburetama – Margarida Vasconcelos
Viçosa – Francisco Haroldo De Vasconcelos